domingo, 7 de julho de 2013

VEM AÍ A 4ª EDIÇÃO DO SARAU LITERÁRIO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NAZARÉ/BA

A partir desta segunda-feira (08/07/2013) as escolas municipais de Nazaré estarão dando início às sequências didáticas para a produção de textos poéticos que serão declamados na 4ª edição do Sarau Literário "POETAS DA ESCOLA". Uma inciativa da Secretaria Municipal de Educação a partir da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o futuro" com o total apoio das Unidades Escolares e suas comunidades.
Todos os alunos da rede municipal têm a oportunidade de desenvolver suas competências escritoras, aprimorando a leitura numa expressão poética valorizando os nossos escritores já consagrados e também os talentos da nossa terra.
Na edição da Olimpíada Escrevendo o Futuro de 2012, duas alunas da nossa cidade foram classificadas na etapa regional e chegaram até Fortaleza. As Escolas Dr. Alexandre Bittencourt e Plínio Tude de Souza, assim como todo o município, ficaram orgulhosas pela grande conquista das alunas Maria Eduarda e Ana Carla.
É o Sarau Literário revelando talentos!

Para maiores informações envie e-mail para: coordenafundamental@gmail.com


A Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro está disponibilizando o vídeo com a palestra da professora Luciana Simões, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, transmitida ao vivo no dia 20 de junho.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação com a coordenação técnica do CENPEC.

Para assistir ao vídeo clique aqui Videoconferência "Caminhos para a Reescrita" e digite 'Caminhos' na busca.



Sobre a Olimpíada
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Histórico

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.
O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.
O ano de 2003 foi dedicado à formação de professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações “Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na sala de aula”. Além da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades presenciais e a distância.

O programa continuou sendo realizado em duas vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a distância, nos anos ímpares. Em 2004, o gênero Reportagem foi substituído por Memórias Literárias e, em 2005, foram criadas a Revista Na Ponta do Lápis, distribuída a todos os professores participantes, e a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Em 2006, houve a revisão do Kit Itaú de Criação de Textos e o programa passou a premiar também os professores na categoria Relato de Prática.
Até 2007, podiam participar do Escrevendo o Futuro escolas, professores e alunos das 4ªs e 5ªs séries do Ensino Fundamental, escolhendo um dos gêneros: Poesia, Memórias Literárias ou Artigo de Opinião.
No ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Em 2009, os encontros de formação presencial foram pautados na Maleta do Formador, com materiais destinados a reuniões pedagógicas. Também foi produzido o Jogo Q.P. Brasil, para contribuir com a melhoria da capacidade argumentativa dos alunos de Ensino Médio.
Em 2010, ano de sua 2ª edição, a Olimpíada enviou a todas as escolas públicas – que atendem um ou mais anos escolares entre o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – a “Coleção da Olimpíada”, com Cadernos do Professor nos gêneros: Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigo de Opinião. O material traz uma sequência didática, organizada em oficinas e planejada para estimular a vivência de uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais.
2011 foi o ano de três grandes ações de formação: o Seminário “A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, que reuniu professores, técnicos de secretarias e especialistas de universidades; o curso virtual “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”, oferecido para professores e técnicos de todo o Brasil, e o curso presencial “Caminhos para o ensino da escrita”, com encontros presenciais realizados nas 27 UFs.
No ano de 2012, a 3ª edição da Olimpíada lançou o Caderno Virtual Pontos de Vista, com a sequência didática do gênero Artigo de Opinião adaptada para o meio digital, áudios, vídeos e jogos. Além disso, abriu novas turmas no curso virtual “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”. O programa envolveu todos os Estados e mais de 91% dos municípios, contando com a participação de mais de 100 mil professores em todo o país.
Neste ano, a principal atividade da Olimpíada é o trabalho com formação de professores e educadores em todo o Brasil. Para saber mais, clique aqui.

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