domingo, 7 de julho de 2013

Caderno virtual para realizar as sequências didáticas

Caderno virtual

Clique sobre a imagem para acessar o Caderno Virtual.
Para abrir o Caderno é necessário ter o Adobe Flash Player instalado. Caso ainda não tenha, siga o procedimento de instalação neste link.
O Caderno funciona nos sistemas operacionais Mac OS e Windows e nos navegadores Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer.
Caro(a) professor(a),
Bem vindo ao Caderno Virtual Pontos de Vista!
Aqui você receberá todas as orientações para realizar, em sala de aula, a sequência didática com as oficinas que levam seus alunos a escrever um artigo de opinião. Além disso, há outras novidades, por exemplo, algumas das oficinas foram transformadas em atividades lúdicas que seus alunos poderão acessar e “jogar” online, durante as aulas.
Como você verá, algumas atividades podem ser realizadas com a utilização de recursos multimídia (e a sua necessária mediação!), mas todas também podem ser desenvolvidas sem o uso de um computador. Leia as próximas orientações para avaliar o que será mais indicado para a sua turma.
Por que um caderno virtual?
Seguindo uma tendência mundial, a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - que já atendia aos participantes desse programa, por meio da Comunidade Virtual – passa agora a disponibilizar materiais para os professores desenvolverem seu trabalho em sala de aula, por meio de um caderno virtual. Nesta primeira versão, foram introduzidas pequenas modificações no material impresso da edição anterior, de 2010, mas futuramente outras novidades serão introduzidas.
Nosso objetivo é, em primeiro lugar, oferecer alternativas ao seu trabalho pedagógico, de forma a acompanhar a necessidade de a escola se atualizar em relação a novos modos de aprender e de se relacionar com o conhecimento. Em segundo lugar, espera-se que mais educadores possam ter acesso aos materiais, de forma mais rápida e a qualquer momento. Em edições anteriores, cada escola recebia um jogo completo do material impresso, o que dificultava a utilização do mesmo material por mais de um professor por escola. Isso não deve ocorrer mais quando os cadernos estiverem disponíveis virtualmente. E, finalmente, buscamos também reduzir a utilização e o desperdício de papel que o uso do material impresso inevitavelmente causa. Trata-se de uma questão ambiental que precisa ser seriamente enfrentada por um programa nacional como a Olimpíada, que atende a milhares de escolas e professores em todo o Brasil.
E por que escolhemos digitalizar o caderno Pontos de Vista em primeiro lugar? Pensando principalmente no público a que ele se destina: jovens estudantes do Ensino Médio que certamente estão mais familiarizados com ambientes digitais. Para muitos deles, navegar na internet já é algo natural e até esperado, portanto, utilizar recursos tecnológicos para aprender a escrever um artigo de opinião pode ser ainda mais estimulante.
Ler, estudar e jogar no computador
O que é importante não perder de vista ao introduzir a aprendizagem em ambientes online nas suas aulas? O fato de que você é uma peça-chave: tudo depende da sua mediação pedagógica.
Como se sabe, a leitura em ambientes digitais ocorre de modo diverso do que acontece na leitura de textos impressos, basicamente porque funciona por meio de hipertextos, onde um link pode levar a outros e a outros, indefinidamente. Não há, no hipertexto, uma hierarquia de conteúdos e cada um pode navegar em diferentes direções. Não há também a total predominância de textos verbais, mas acessa-se também textos imagéticos, audiovisuais, hipertextuais, em uma palavra, textos multimodais.
Embora o nosso caderno ainda não partilhe inteiramente destas características, já que ainda se mantém bastante semelhante ao mesmo caderno impresso, há que se estar atento para a dispersão que isso pode causar na sala de aula. É assim que, na mesma página, pode-se acessar às diferentes oficinas, aos textos da coletânea, ao áudio destes mesmos textos, a vídeos relacionados à produção de artigos de opinião, aos jogos, enfim, a uma multiplicidade de informações. O material ainda fornece outros recursos multimídias, tais como realizar buscas no ambiente, anotações e grifos nos textos.
As vantagens pedagógicas de tais recursos são grandes, pois eles favorecem o uso do computador para auxiliar na atividade intelectual, constituem modos de leitura, de estudo, de expressão e de interatividade que favorecem a construção do conhecimento. Mas dependem crucialmente da sua adequada mediação pedagógica que deve ser feita no sentido de dirigir o foco das atenções a cada diferente etapa da sequência didática. Para tanto, é essencial que você visite todo o caderno virtual antes de usá-lo em sala de aula, de modo a se familiarizar com o material e orientar de forma segura a navegação dos alunos.
E quanto ao que estamos chamando de jogos - e que são, na verdade, atividades pedagógicas lúdicas? Também é preciso estar atento. Por exemplo, por mais interessante que possa ser jogar para aprender a distinguir uma informação de uma opinião em um texto, o que importa, na verdade, não é o jogo em si, mas o que se aprende com ele. Estamos falando aqui de um perigo que deve ser evitado: pode ser que alguns alunos tendam a se envolver com a atividade lúdica apenas pelo que ela oferece de diversão e entretenimento, pelo desejo de jogar mais uma vez e outra vez só para vencer o adversário. Nesse caso, cabe a você intervir para “colocar as coisas em seu devido lugar”: por meio de perguntas, leve a turma a focalizar o conhecimento a ser construído pela atividade lúdica, retomando os objetivos do jogo, resumindo e, ao mesmo tempo, solicitando formulações dos alunos que resumam o que foi possível aprender com cada atividade. Este deve ser um procedimento a ser utilizado por você sistemática e regularmente a cada jogo.
Por fim, antes de se decidir a usar o caderno virtual, avalie ainda a estrutura de que sua escola dispõe para o uso de computadores e considere a possibilidade de usar o caderno virtual apenas em parte, realizando algumas atividades online e outras por meio do material impresso.
Desejamos a você um excelente trabalho!

Conheça as funcionalidades do caderno virtual
Buscar - para encontrar conteúdos das oficinas, a partir da digitação de uma palavra especificada pelo usuário. Os conteúdos são filtrados por oficinas e pelas etapas das oficinas.
Ver notas - encontrar as anotações destacadas pelo professor ao longo da sua navegação pelo Caderno Virtual. Os resultado dessa busca é relacionado por oficina.
Anotar - permite digitar anotações do professor, seja para guardar consigo ou socializar com os alunos.
Grifar - destacar trechos do texto das oficinas. Assim que o botão é selecionado, uma "canetinha" surge para fazer o destaque. Para desmarcar os trechos destacados, basta passar novamente a "canetinha" sobre o texto selecionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário