Progressão continuada e o direito à educação
O acesso a uma educação de qualidade
é um direito constitucional e também dever do Estado. A aprendizagem do aluno e
sua progressão nos estudos é o objetivo da educação escolar, mas para que ela
ocorra deve se levar em conta o tempo de aprendizagem.
Para assegurar este tempo, a escola,
a partir de orientações das redes e sistemas de ensino públicos e de leis
educacionais, locais e nacionais, pode se organizar por ciclos, grupos
não-seriados, séries anuais, grupos multiseriados, progressão continuada, entre
outros, “com base na idade, na competência e em outros critérios, ou
por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de
aprendizagem assim o recomendar” (LDB
9304/1996, art.23.).
Progressão Continuada
e Ciclos de Aprendizagem
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases
da educação brasileira, a progressão continuada é uma das formas de garantir o
acesso e a permanência do aluno à escola, possibilitando o combate à evasão
escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Entre estas
formas de organização escolar, ela vem sendo adotada como prática nas redes de
educação de estados e municípios.
Uma de suas características é a
organização do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a
não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois
e quatro anos. Nesse contexto, ele vai passando automaticamente pelos anos
escolares, sendo avaliado ao final de cada ciclo.
Para que se efetive, a progressão
continuada assume diferentes formatos: desde a organização de turmas de
aceleração, compostas por grupos de alunos que não conseguem acompanhar o ritmo
de uma turma regular, pois apresentam necessidades de aprendizagem específicas
ou turmas de apoio pedagógico, que geralmente funcionam no contra turno
escolar, onde alunos são expostos a atividades que trabalham conteúdos
pontuais; há também a possibilidade de organização de projetos de ensino, de
recuperação periódica ou paralela, etc.
Interpretações da
Progressão Continuada
Esta diversidade de interpretação tem
causado bastante polêmica em cotidianos escolares, e entre as opiniões de
profissionais e especialistas em educação, que se manifestam contra ou a favor
desta progressão. Entre os discursos que se cristalizam no espaço escolar, há
aqueles que acreditam nesta prática, ao entenderem que a reprovação e a
repetência podem desestimular o aluno, quando ele convive com pares de idade
diferente e não segue os estudos com seus amigos, potencializando as chances de
abandono e evasão escolar.
Há também aqueles que não acreditam
na progressão continuada, pois afirmam que a maneira como se efetiva nas
instituições acabam atropelando o processo de aprendizagem do aluno,
aprovando-o automaticamente sem a garantia de que esteja de fato aprendendo.
Considerações Finais
Entretanto, este tipo de organização
do ensino é uma prática recente, que precisa ser adequada a cada realidade, a
partir da autonomia das redes de educação e da própria escola.
Para saber mais sobre o assunto,
acesse as referências consultadas para a elaboração deste material.
REFERÊNCIAS
CONSULTADAS
FARIA, E. M. Os alunos
reprovados no Brasil: uma análise das proficiências e das taxas de abandono por
meio das avaliações Prova Brasil e Pisa. In: Estudando Educação – Portal de
Estudos e Pesquisas em Educação. Abril, 2011. Online. Disponível em:http://estudandoeducacao.files.wordpress.com/2011/03/estudando-nc2ba-1-versc3a3o-finalv2.pdf
___________. Lições em
educação: Parte I – Pré-escola e fluxo escolar adequado. In: Estudando
Educação – Portal de Estudos e Pesquisas em Educação. Abril, 2011. Online.
Disponível em: http://estudandoeducacao.files.wordpress.com/2011/03/estudando-nc2ba-02-versc3a3o-final1.pdf
MENEZES-FILHO, N et al. Avaliando
o Impacto da Progressão Continuada nas Taxas de Rendimento e Desempenho Escolar
do Brasil. 2008. Disponível emhttp://www.fundacaoitausocial.org.br/_arquivosestaticos/FIS/pdf/10_-_relatorio_de_avaliacao_progressao_continuada_-_atualizado.pdf
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – LDB
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
Nota técnica INEP – Taxa de distorção
idade-série
http://dados.gov.br/dataset/taxas-de-distorcao-idade-serie-escolar-na-educacao-basica
http://dados.gov.br/dataset/taxas-de-distorcao-idade-serie-escolar-na-educacao-basica
Taxas de rendimento e de promoção
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/entenda-taxas-transicao-escolar-rendimento-alunos-689317.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/entenda-taxas-transicao-escolar-rendimento-alunos-689317.shtml
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