quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Valorizando a Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e há muito deixou de ser vista apenas como um momento de brincadeiras sem significado onde as crianças eram "guardadas" em um espaço que não garantia condições de aprendizagem.


...observa-se que no título IV, que trata da organização da Educação Nacional, art.11, inciso V, considera-se que: “ Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil(...) que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo assegurar formação básica comum.
Desta forma, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (título V, capítulo II, seção II, art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco  anos de idade, 11 meses e 29 dias. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de educação infantil e a família.
 Cumprindo os dispositivos legais, a Secretaria Municipal de Educação vem, através da secretária Ana Luzia Caldas e a Coordenadora Elenice Ferreira, desenvolvendo ações que privilegiam esta etapa da educação com o apoio das professoras e coordenadoras escolares cujo objetivo principal é garantir um ensino de qualidade para as crianças de 0 a 5 anos em espaços organizados com projeto pedagógico e seguindo orientações do PROINFANCIA que é um programa do governo federal que orienta o trabalho com essas crianças.

AÇÕES DESENVOLVIDAS  DA  COORDENAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NESTE  QUADRIMESTRE DO ANO EM CURSO.

JORNADA PEDAGÓGICA COM O TEMA “MOTIVA  AÇÃO” COM AS PALESTRANTES YEDDA AGUIAR E JOVINA NUNES  DA EDITORA  IMEPH, QUE MOBILIZARAM TODA A REDE  MUNICIPAL .

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS QUINZENALMENTE PARA DISCUSSÃO DAS AÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS, ACOMPANHAMENTO, PLANEJAMENTO  E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA INFANTIL.

AQUISIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS APRENDER CONSTRUINDO DA EDITORA IMPEH PARA ATENDER O 1º, 2º E 3º PERÍODOS
FORMAÇÃO CONTINUADA QUINZENALMENTE PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PAUTA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

ACOMPANHAMENTO  PEDAGÓGICO ATRAVÉS DAS VISITAS COM DEVOLUTIVAS COM O OBJETIVO  DE   RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA



ENCONTRO DE PAIS E MESTRES PARA APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PEDAGÓGICO E  ESTABELECER PARCERIAS ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.



ADESÃO AO  PROJETO  ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS PELO  PROINFÂNCIA PARCERIA ENTRE A UFBA E O MEC  POR MEIO  DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED) PÓLO DE AMARGOSA – BAHIA.



AVALIAÇÃO DE O PROJETO APRENDER  CONSTRUINDO A CADA BIMESTRE COM O OBJETIVO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ATO PEDAGÓGICO.
O Município investe na formação dos seus profissionais para oferecer o melhor à comunidade Nazarena.
 
 
 

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