...observa-se
que no título IV, que trata da organização da Educação Nacional, art.11, inciso V,
considera-se que: “ Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) oferecer a educação infantil em
creches e pré-escolas em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os
Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil(...) que
nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo assegurar formação
básica comum.
Desta
forma, a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica
(título V, capítulo II, seção II, art. 29), tendo como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, 11 meses e 29
dias. O texto legal marca
ainda a complementaridade entre as instituições de educação infantil e a
família.
Cumprindo os dispositivos legais, a Secretaria Municipal de Educação vem, através da secretária Ana Luzia Caldas e a Coordenadora Elenice Ferreira, desenvolvendo ações que privilegiam esta etapa da educação com o apoio das professoras e coordenadoras escolares cujo objetivo principal é garantir um ensino de qualidade para as crianças de 0 a 5 anos em espaços organizados com projeto pedagógico e seguindo orientações do PROINFANCIA que é um programa do governo federal que orienta o trabalho com essas crianças.
AÇÕES
DESENVOLVIDAS DA COORDENAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NESTE QUADRIMESTRE DO ANO EM CURSO.
•JORNADA
PEDAGÓGICA COM O TEMA “MOTIVA AÇÃO” COM
AS PALESTRANTES YEDDA AGUIAR E JOVINA NUNES
DA EDITORA IMEPH, QUE MOBILIZARAM
TODA A REDE MUNICIPAL .
•ENCONTRO
DE FORMAÇÃO COM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS QUINZENALMENTE PARA DISCUSSÃO DAS
AÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS, ACOMPANHAMENTO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA INFANTIL.
•AQUISIÇÃO
DOS LIVROS DIDÁTICOS APRENDER CONSTRUINDO DA EDITORA IMPEH PARA ATENDER O 1º,
2º E 3º PERÍODOS
•FORMAÇÃO
CONTINUADA QUINZENALMENTE PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PAUTA DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
•ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DAS VISITAS COM DEVOLUTIVAS COM O
OBJETIVO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA
•ENCONTRO
DE PAIS E MESTRES PARA APRESENTAÇÃO DO MATERIAL PEDAGÓGICO E ESTABELECER PARCERIAS ENTRE A FAMÍLIA E A
ESCOLA.
•ADESÃO
AO PROJETO ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
AOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS PELO
PROINFÂNCIA PARCERIA ENTRE A UFBA E O MEC POR MEIO
DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED) PÓLO DE AMARGOSA – BAHIA.
•AVALIAÇÃO
DE O PROJETO APRENDER CONSTRUINDO A CADA
BIMESTRE COM O OBJETIVO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ATO PEDAGÓGICO.
O Município investe na formação dos seus profissionais para oferecer o melhor à comunidade Nazarena.
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